Secretária Andréa Vulcanis (Semad) conhece de perto iniciativas para redução do impacto ambiental gerado pela criação de bovinos durante visita ao Sítio Sol Dourado, no município de Gameleira de Goiás
A secretária Andréa Vulcanis visitou, nesta última quinta-feira, dia 20, uma propriedade produtora de leite, no município de Gameleira de Goiás. Lá, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável conheceu as instalações do Sítio Sol Dourado, considerado referência em sustentabilidade e viu de perto iniciativas para redução do impacto ambiental gerado pela criação de bovinos.
Segundo Andréa Vulcanis, a visita integra uma agenda de interação com diversos tipos de segmentos econômicos do Estado para formular a regulamentação da nova lei de licenciamento ambiental de Goiás. “Queremos conhecer in loco as atividades, como elas impactam o meio ambiente e propor soluções e requisitos para as análises pré-definidas que deverão constar nos novos processos de licenciamento”, explica.
“Tudo será pré-estabelecido, cada impacto terá uma medida de mitigação ou de compensação ambiental pré-definida, de modo que entender como funciona toda a atividade tem influência fundamental na forma como será aplicada a análise do licenciamento”, afirma a titular da Semad. A visita contou com as presenças do superintendente de Licenciamento Ambiental, Géza Faria Árbocz, chefe de Gabinete, Kamilla Tobias Caetano e analista ambiental, Joyce Rodrigues Lobo.
O produtor rural Agostinho Pedrosa, proprietário do do Sítio Sol Dourado, destacou os esforços das autoridades públicas no sentido de buscar o entrosamento com o setor. Ele agradeceu à secretária Andréa Vulcanis pela visita a fim de conhecer de perto as iniciativas sustentáveis em curso e “melhorar a situação do campo, o que é muito importante para nós”.
O vice-presidente institucional da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Eduardo Veras, ressaltou a iniciativa da secretária Andréa Vulcanis tendo em vista conhecer de perto o funcionamento do sistema de produção para fomentar uma lei que avance na perspectiva da sustentabilidade.
Fonte: Governo de Goiás