Últimas Notícias


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Governo de Goiás inaugura consultório odontológico para presos na Unidade Prisional Regional de Orizona

Gestão penitenciária ressalta que serviço vai gerar economia para o Estado e contribuir para a humanização da pena




O Governo de Goiás, por meio da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), inaugurou na tarde desta quarta-feira, 19/02, um consultório odontológico para atendimento à saúde bucal de custodiados, na Unidade Prisional Regional (UPR) de Orizona. A construção da sala no local utilizou não de obra carcerária, com o emprego de quatro detentos da UPR, recursos dos cofres públicos do Estado, e o aparelhamento necessário foi disponibilizado pela Prefeitura da cidade.

De acordo com a diretora do estabelecimento penal, Alexandra Rezende, o consultório vai contribuir para a humanização no cumprimento da pena daqueles que estão sob custódia na unidade. “Eles (os presos) vão ter mais dignidade no atendimento, visto que, a partir de agora, contarão com a presença de profissional da área de odontologia uma vez por semana aqui na unidade”, ressalta. “Antes o atendimento era feito no posto de saúde e apenas nos casos de emergência”, conta Alexandra.

Ainda de acordo com a direção da UPR, os quatro custodiados envolvidos na obra de construção da sala para atendimento receberam a remição da pena pelo serviço prestado, como determina a Lei de Execução Penal (LEP), e todos foram remunerados pelo Estado.

O diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Wellington Urzêda, ressalta que a nova instalação gera economia ao tesouro estadual e maior segurança. “Com o atendimento intramuros, o Estado economiza com as escoltas de presos ao posto de saúde do município, onde até então era realizado esse atendimento. O serviço, como determinam as diretrizes do Governo do Estado, vai contribuir também para a humanização do cumprimento da pena do encarcerado e evitar possíveis riscos que fragilizariam a segurança, como fugas”, destaca o Urzêda.

A UPR de Orizona integra a 4ª Coordenação Regional Prisional da DGAP.

A inauguração realizada hoje vai ao encontro das políticas penitenciárias de reintegração social e humanização da pena da DGAP do governo goiano para a manutenção da segurança e controle do cárcere.

Fotos: DGAP



Comunicação Setorial
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
(62) 3201-4726



Fonte: DGap


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG