Últimas Notícias


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Ministério da Saúde elogia plano goiano de enfrentamento ao coronavírus

Principal destaque é inovação do Estado em articular diferentes instituições no enfrentamento ao vírus, mesmo não havendo casos suspeitos em Goiás


Apesar de Goiás ainda não ter registrado nenhum caso suspeito do coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) elaborou o Plano Estadual de Contingência para o Enfrentamento da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (Covid-2019), para enfrentar o vírus identificado na China, em dezembro do ano passado. O documento foi elogiado pelo Ministério da Saúde, na Videoconferência Força Nacional do SUS-Covid-19, realizada na última segunda-feira, dia 17.

A informação foi repassada na última quarta-feira, dia 19, durante a quarta reunião do Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública para o Covid-19, na Escola de Saúde de Goiás. O plano de contingência é elaborado pelo COE, que concentra as áreas da vigilância, atenção, regulação, comunicação e conselhos de saúde para trabalharem em conjunto na tomada de decisões.

“Nosso plano foi elogiado pelo Ministério da Saúde porque, além de contemplar o ente estadual, inclui secretarias Municipais de Saúde, Cremego, Corpo de Bombeiros Militar, Conselhos Regionais de Medicina e de Enfermagem, Anvisa e Infraero. Nós nos antecipamos, chamando todos os entes que, de alguma forma, estarão envolvidos para que todos estejam preparados”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim.

Situação epidemiológica


Durante a reunião desta quarta-feira foram debatidos a situação epidemiológica atual do Covid-19, dos repatriados, bem como, fluxos de atendimentos, capacitações, entre outros assuntos. As reuniões do COE são realizadas semanalmente, para avaliação do contexto, do cenário e de todas as providências que devem ser tomadas em relação ao coronavírus.

Foto: Iron Braz​

Comunicação Setorial da SES-GO


Fonte: Governo de Goiás

fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG