Últimas Notícias


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Saúde de Formosa encaminha homem com suspeita de coronavírus para HDT

O paciente, de 35 anos, esteve recentemente na Croácia e teve escalas em Frankfurt, na Alemanha. Até o comunicado deste novo caso suspeito, Goiás tinha apenas dois pacientes internados em observação.


Foto: Reprodução


27/02/2020, 17h57


O Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Formosa, cidade goiana localizada no Entorno do Distrito Federal, confirmou que encaminhou, nesta quinta-feira (27/2), um homem de 35 anos, com suspeita de coronavírus, para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia. Segundo a nota oficial, o paciente esteve recentemente fora do país, especificamente na Croácia e teve escalas em Frankfurt na Alemanha. Ele apresenta todos os sintomas do vírus desde o dia 18 de fevereiro.
Até o comunicado deste novo caso suspeito, Goiás tinha apenas dois pacientes internados em observação no HDT, sendo uma senhora e de um rapaz de 22 anos, que voltou de viagem à Itália há 11 dias e foi encaminhado pela Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Jardim Itaipu, na capital.

Saúde de Formosa cumpre procedimento padrão em caso de suspeita de coronavírus, diz nota oficial

Ainda conforme a nota publicada pela Prefeitura de Formosa, o encaminhamento de pacientes com suspeita no Covid-19, o novo coronavírus, para o HDT é um procedimento padrão, recomendado pelo Estado de Goiás. Quem teve contato com o homem que apresentou sintomas do coronavírus deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima, UPA-24h ou Hospital Municipal de Formosa.
Leia a nota oficial na íntegra:


A Prefeitura de Formosa, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, confirma que jovem com 35 anos de idade que esteve recentemente fora do país, especificamente na Croácia e teve escalas em Frankfurt na Alemanha, se enquadra na definição de quadro suspeito para o novo coronavírus (Covid-19), apresentando todos os sintomas do vírus desde o dia 18 de fevereiro e por ter histórico de viagem no exterior.

É IMPORTANTE DIZER QUE É UM CASO SUSPEITO e por isso estamos cumprindo todos os procotolos estabelecidos para o Estado de Goiás, encaminhando o paciente para o HDT- Hospital de Doenças Tropicais (Goiânia), no qual toda a equipe foi preparada para recebê-lo e realizar todos os exames necessários para confirmação ou não a suspeita da doença.

O paciente encontra-se estável, assintomático e não apresenta nenhuma complicação. O encaminhamento para o HDT – Hospital de Doenças Tropicais (Goiânia), é protocolo estabelecido para o estado de Goiás.

Orientamos ainda, que quem teve contato com paciente e apresentar os sintomas deverá procurar a unidade básica de saúde mais próxima, UPA-24h ou Hospital Municipal de Formosa.

Quem teve histórico de viagem para países que há casos de transmissão local e apresenta sintomas deverão procurar nossas unidades de saúde. Os países com transmissão local são: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Cambodja, China, Tailândia, Japão, Cingapura, Vietnã, Coreia do Sul e Coreia do Norte.

Os sintomas são: febre, tosse, coriza, desconforto respiratório.Recomendações: lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel e usar lenços ao espirrar ou colocar a mão ou antibraço.

O que é considerado um caso suspeito, segundo a Organização Mundial de Saúde:1. paciente com histórico de viagem com 14 dias para locais de transmissão e sintomas.2. Ter contato com caso suspeito e apresentar sintomas.3. Ter tido contato com caso confirmado e apresentar sintomas.

A Secretaria de Saúde prestou todos os cuidados e protocolos necessários e estamos aguardando resultado dos testes e exames.




Fonte: Dia Online

fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG