Últimas Notícias


quarta-feira, 11 de março de 2020

Câmara realiza Sessão Solene em homenagem às Mulheres de História

Seguindo o cronograma do Concurso Mulher de História 2020, a Câmara de Senador Canedo realizou Sessão Solene nesta terça-feira, 10/03, para homenagear as 14 mulheres, escolhidas por indicação popular em votação via internet.




O evento também celebrou o Dia Internacional da Mulher, 08 de março. O presidente da Câmara Reinaldo Alves, as vereadoras Marcelita Manze e Denise Oliveira, o vereador Elismar Mendes (D’mel), o prefeito Divino Lemes, empreendedoras, a banda do Corpo de Bombeiros e convidados das homenageadas participaram da cerimônia.

 A autora do Mulher de História, Marcelita Manze, presidiu a sessão e lembrou que o concurso foi oficializado como calendário Oficial da Câmara, para que possa ser realizado todos os anos. A parlamentar lembrou que o projeto foi idealizado em 2015, ano da primeira edição, e retomado agora na gestão de Reinaldo Alves. “Agradeço a todas vocês, independente, do resultado seja qual for, vocês são vitoriosas, porque cumprem um papel na sociedade, seja ele na área da criança, do adolescente, da diversidade, da justiça social, enfim, vocês fizeram e fazem história em nossa cidade”, ressaltou.

Reinaldo Alves reiterou apoio ao Concurso Mulher de História, parabenizando às mulheres pelas suas trajetórias inspiradoras e defendeu uma maior participação feminina nos cargos do Poder Executivo e no Legislativo.
Neste ano a cidade irá escolher seus representantes, e espero que o Legislativo tenha representação igual entre homens e mulheres. Meu maior desejo é ver um número maior de vereadoras e de secretárias na gestão executiva”, afirmou.   

O projeto Mulher de História tem como objetivo homenagear mulheres que tenham contribuído para o município com sua luta, coragem e determinação.

Histórico das Homenageadas     


Karla Fernandes Costa


É formada em Gestão e Segurança Pública; foi presidente do Conselho de Juventude na gestão 2018/2019. Atualmente, está como conselheira da juventude; é militante LGBTQI+, empreendedora, atleta do futebol feminino, passando por vários times importantes em Goiás. Trabalha como vigilante e mototaxista.

Maria Betânia Gondim da Costa


Psicóloga, especialista em Psicologia Escolar/Educacional, Mestra e Doutora em Psicologia, professora e diretora Geral do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, atuando à frente de temas de relevância social, tais como: educação para a diversidade, educação de jovens e adultos, formação continuada de professores, violência na escola, dentre outros.

Rosane Jacinto da Silva Seixas


Assistente social e conselheira da juventude de senador Canedo; foi assessora parlamentar por 16 anos, primeira delegada estadual das mulheres do estado de Goiás, e hoje é apresentadora e pregadora consagrada pela Assembleia de Deus do Campo Campinas. 

Suzy Alves dos Santos


Servidora Pública Efetiva desde 2001, moradora do Jardim das Oliveiras desde 1989,  líder do primeiro Grupo de Jovens Sobreviventes da Nova Cultura em 1990, vice-presidente da Associação de Moradores do Jardim das Oliveiras II (1996) e desportista com equipes de futebol, na região do Jardim das Oliveiras.

Vânia Gomes Bandeira


Conhecida, popularmente como Vânia Bandeira, foi empregada doméstica e diarista; cursou o ensino fundamental e médio em escolas públicas. Tornou-se professora universitária, formada em Letras/LIBRAS e Pedagogia, é especialista em Docência; trabalhou como professora na rede pública municipal e na estadual. É estudante de Políticas Públicas na UFG, e atua no sistema privado de ensino superior.

Fátima Nunes Andrade Tertuliano


Natural do Maranhão; 50 anos, casada com Edinei Tertuliano de Souza, tem dois filhos: Fernanda e Eder. Reside em Senador Canedo há 06 anos, é dirigente da Igreja ADD: Restaurando Vidas junto ao esposo. Realiza trabalho social, com distribuição de verduras, frutas e roupas para famílias carentes de Senador Canedo.

Solange Stela Branco de Gouveia

Gestora na área educacional, Solange Stela Branco de Gouveia nasceu no dia 14 de janeiro de 1971; mora há 30 anos na cidade de Senador Canedo, em Goiás. Descendente de família trabalhadora, desde cedo Solange batalhou para conquistar seus objetivos, além de ser uma forte militante política no município sempre participando dos debates relativos ao tema.

Milana Benevides de Araújo

Milana Benevides atualmente cuida da administração do Condomínio Santa Edwiges II como Síndica. Ela tem forte luta na militância contra a desigualdade social. Estudante de serviço social, seu trabalho é focado em vencer as injustiças sociais e combater a discriminação da sociedade, nos âmbitos de raça, idade, gênero, cultura, religião ou deficiência.

Ivone Martins Guimarães da Silva


Pastora e capelã, conselheira municipal de Assistência Social, presidente da Associação de Mulheres Guerreiras, diretora municipal da União Internacional dos Pastores e Capelães voluntários; trabalhou como voluntária do sacolão popular do Valéria Perillo; vice-presidente do Conselho da Mulher de Senador Canedo. Trabalha na área social, realizando visitas hospitalares, prisionais e às famílias.

Irani Mendonça de Oliveira


Mora em Senador Canedo há mais de 30 anos; preside a Igreja Pentecostal Fogo no Altar na Vila Galvão. Faz trabalho social, distribuindo sopas e cestas básicas a pessoas carentes; trabalha em hospitais, levando alegria, brinquedos para as crianças, e ainda evangelização aos jovens, com foco na prevenção às drogas.

Maria Marta Ramos da Silva


Teve poliomielite aos nove meses de nascida, é bacharel em Direito, membro do Coletivo Nacional do Setorial das Pessoas com Deficiência. Sua luta é voltada para uma sociedade inclusiva que acolha todos e todas.

Valdelúcia Soares Moreira


Valdelúcia Soares, mais conhecida por Lucinha das Carteirinhas, é moradora do Conjunto Valéria Perillo; desenvolve um trabalho social há mais de 20 anos, arrecadando roupas e verduras para doação às famílias carentes tanto de Senador Canedo quanto de outras cidades. Ela vem de origem humilde, com raízes na zona rural; é mãe e avó. Sua marca é o trabalho.

Lucilene Vitorino Rodrigues


Mulher solidária com histórico de luta e de defesa pelos direitos das mulheres e das minorias, com ampla vivência e engajamento nos movimentos sociais.

Zilda Candeias Maria da Silva


É pastora e empreendedora, fundadora da Igreja Assembleia de Deus Ministério Missão em Senador Canedo; presidente da Convenção das Assembleias de Deus Internacional, Ministério Missão. Criou a ONG Olhando para o Próximo, hoje responsável por atender famílias em situação de vulnerabilidade; é idealizadora de o Projeto Semear, que assiste 700 crianças na África, e presidente da União Feminina Sem Fronteiras, que faz um trabalho de aconselhamento e palestras, com quatrocentos mulheres e núcleos das cidades de Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás e Anápolis.


Fonte: Câmara Municipal de Senador Canedo

fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG