Últimas Notícias


segunda-feira, 9 de março de 2020

Coronavírus: mulher com caso suspeito em Silvânia esteve na Europa recentemente

A mulher, que já foi encaminhada para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia, apresentou sintomas compatíveis com o COVID-19.


Foto: Reprodução


09/03/2020, 11h03


A Secretaria Municipal de Saúde de Silvânia divulgou, no último domingo (8/3), uma nota oficial confirmando a internação de uma mulher com suspeita de coronavírus em uma unidade hospitalar do município. A pasta informou que a paciente foi internada no sábado (7/3), e tem sintomas compatíveis com o COVID-19 (coronavírus). A mulher, que já foi encaminhada para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia, esteve recentemente em países europeus.
Ainda segunda a Secretaria de Saúde de Silvânia, já foram coletadas amostras da paciente para análise.
A pasta disse ainda que as medidas de controle foram tomadas, e que o núcleo de vigilância está contactando os novos contatos e monitorando. Por fim, na nota oficial, a Secretaria informar medidas de prevenção para se proteger do vírus.

Leia a nota da Secretaria Municipal de Saúde de Silvânia sobre o caso suspeito de coronavírus detectado no município

“A Secretaria Municipal de Saúde de Silvânia informa que, deu entrada no hospital Nosso Senhor do Bonfim, no dia 07/03/2020- Paciente com historia de retorno de viagem da Europa, com Sintomas compatíveis com o COVID19. A paciente enquadra nos critérios de notificação para COVID 19 conforme preconizado pelo ministério da saúde. O caso Suspeito foi Notificado, foram coletadas pela equipe do laboratório Municipal de Silvania- SILAB – As amostras para o exame. As amostras foram enviadas ao LACEN – GO, onde aguarda triagem e analise. As medidas de controle foram tomadas, O núcleo de vigilância esta contactando os contatos e monitorando. Paciente foi encaminhada ao HDT pela equipe do Hospital Nosso Senhor Do Bonfim, onde permanece internada.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que as medidas de proteção são:
· Lave as mãos com frequência, com água e sabão, Ou então higienize com álcool em gel 70%; · Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
· Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar.
· Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
· Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
· Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados. As pessoas que voltaram de viagem e/ou foram contatos de casos suspeitos ou confirmados devem estar atentas aos sintomas: Febre, Tosse e dificuldade para respirar. Ao perceberem os sintomas deverá comparecer a unidade de saúde mais próxima.”


Fonte: Dia Online

fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG