Últimas Notícias


terça-feira, 28 de abril de 2020

No Dia Mundial da Educação, Goiás dá belos exemplos de união, parceria e criatividade em tempos de aulas não presenciais

Neste dia 28 de abril, data em que países do mundo inteiro estão comemorando o Dia da Educação, a rede pública estadual de Goiás também tem motivos de sobra para celebrar.



Desde o dia 16 de março, quando o Governo de Goiás e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) decidiram pela suspensão das aulas presenciais como uma das medidas de segurança na prevenção ao coronavírus (Covid-19), não houve um único dia em que os profissionais da rede cruzaram os braços e deixaram de dar o seu melhor.

Após serem surpreendidos com a notícia sobre a necessidade de interrupção da rotina escolar, que vinha seguindo o planejamento pedagógico do primeiro semestre letivo, os profissionais da rede pública estadual tiveram que replanejar suas ações de forma ágil, ousada e inovadora.

Novas estratégias

As mudanças implementadas com rapidez nas unidades educacionais da rede tiveram à frente a secretária Fátima Gavioli que, desde o início desse novo cenário, tem acompanhado de perto todas as ações pedagógicas e trocado ideias e sugestões com os coordenadores regionais, gerentes e superintendentes da Seduc Goiás, por meio de reuniões e encontros virtuais diários.

A resposta dos profissionais da rede, sobretudo dos professores, tem sido motivo de grande orgulho e admiração para a Secretaria de Educação e para o Governo de Goiás.

Diferentes estratégias vêm sendo utilizadas para que os alunos matriculados nas unidades de Ensino Fundamental e Médio, nos grandes ou pequenos municípios, nas zonas urbana ou rural, nas escolas agrícolas ou ainda nas comunidades indígenas e quilombolas, tenham acesso aos conteúdos, tarefas e atividades referentes a cada nível de ensino.



Transformar vidas

Os meios para que esse material possa chegar aos alunos mostram que os professores da rede estadual de Goiás sabem enfrentar, com muita criatividade e inovação, os desafios impostos por um  momento ímpar mundo afora.
Onde a internet não se mostra favorável para encurtar os caminhos, há sempre professores prontos para imprimir o material pedagógico e ir pessoalmente até a casa de seus alunos para garantir a entrega.



E isso tem sido feito de formas inusitadas, como carro próprio, motocicleta, veículos de tração animal, a cavalo ou a pé. O que importa é fazer com que o aluno receba o material da semana e possa aprender.

O que se tem visto diariamente, em todo o Estado, nesses 37 dias de aulas não presenciais, são grandes exemplos de profissionais apaixonados por sua missão de educar e comprometidos em transformar as vidas de seus alunos e de suas famílias.

Doce motivação

Como não se emocionar com as histórias que chegam à Seduc Goiás todos os dias, a maioria vinda do interior, onde o ensino sempre foi marcado por particularidades.

Exemplos como o do professor Samuel Pessoa Soares dos Santos, do Colégio Estadual Júlio Moreira de Moura, em Damolândia, que encomendou 12 lindos bolos confeitados para presentear seus alunos mais dedicados. Forma encontrada por ele para reconhecer o esforço dos estudantes e motivá-los.

E também as iniciativas dos professores Josiel e Marlúcia Leitão, que chegaram até os alunos com a ajuda de cavalos, atravessando rios e morros; de Gabriel Martins, Elizete Bernardes e Willian Moura, que usaram a moto como meio de transporte na zona rural. Os cinco professores lecionam na extensão do Colégio Estadual Professor Joaquim Francisco, no povoado de Machadinho, em Niquelândia.

#SomosTodosGoiás

Como não se orgulhar também dos milhares de professores da rede que não tinham tanta intimidade com as ferramentas tecnológicas e tiveram que se reinventar em tempo recorde, aprendendo a elaborar videoaulas ou participar de lives e webconferências ou ainda compartilhando conteúdos e tirando dúvidas de seus alunos via whatsApp ou Telegram.

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Educação, a Seduc e o Governo de Goiás, frente ao enorme desafio que foi fazer a transição repentina das aulas presenciais para não presenciais só têm um sentimento para compartilhar com os profissionais da rede pública estadual de ensino: gratidão!

Vocês foram e estão sendo, no dia a dia, exemplos fantásticos de parceria, união, esforço, inovação, criatividade, motivação e compromisso, demonstrando, na prática, que acreditam na educação e de que, mais do que nunca, #somostodosgoias.



Via: Governo de Goiás

fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG