Últimas Notícias


quarta-feira, 15 de abril de 2020

Prazo para retificação do Censo Escolar 2019 vence nesta quarta-feira, dia 15



A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) lembra às escolas públicas e privadas que o prazo para a retificação da segunda etapa do Censo Escolar 2019 termina nesta quarta-feira, dia 15. Nesta fase deve ser verificada a situação de movimentação do aluno quanto à aprovação, reprovação, abandono ou falecimento. Cada escola deve acessar o sistema Educacenso, do MEC/Inep, conferir se os dados estão corretos e completos e fechar o seu Censo Escolar.

Atenção! Os dados do Censo Escolar integram a base de cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e, principalmente, são a fonte oficial de informação na definição de valores dos recursos a serem destinados às escolas públicas por meio dos programas como o da Merenda Escolar.

A Seduc é a gestora do Censo Escolar em Goiás e, neste sentido, tem acionado as coordenações regionais de Educação (CREs), que por sua vez, devem acompanhar, uma a uma, todas as unidades escolares estaduais, municipais e particulares dos municípios de sua jurisdição.

Além do trabalho desenvolvido durante todo o ano pela Seduc por meio da Gerência de Avaliação da Rede Escolar e Estatísticas Educacionais e, inclusive, o envio às CREs de relatórios das escolas ainda com pendências nesta etapa de retificação do Censo Escolar 2019, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli e a gerente de Avaliação da Rede Escolar e Estatísticas Educacionais, Márcia Carvalho, conversaram sobre o assunto com gestores e coordenadores regionais em web-conferência no início do mês.

Entenda o Censo


Na primeira etapa do Censo Escolar é feita uma coleta inicial de dados sobre tudo da escola, como número de alunos, turmas, professores, servidores, mobiliário, equipamentos. A escola preenche no Sige, sistema de Informática da Seduc, as informações sobre a sua unidade e, então, a superintendência de Tecnologia e a gerência de Avaliação da Rede Escolar da Seduc fazem a migração destes dados para o sistema Educacenso do MEC/Inep.

Após uma primeira retificação, realizada no mês de setembro, referente às informações prestadas nesta primeira coleta, são divulgados pelo Inep no final do ano os dados de matrículas, por exemplo. As informações sobre aprovação, reprovação e abandono, que dizem respeito à movimentação do aluno, só são possíveis no encerramento do ano letivo.

Essa etapa que vence na quarta-feira,  dia 15, é a conclusão do processo do Censo Escolar, um instrumento muito importante para as políticas públicas na área da Educação. Por isso, na web-conferência, a secretária Fátima Gavioli e a gerente de Avaliação da Rede Escolar, Márcia Carvalho, pediram o empenho máximo das CREs no acompanhamento do fechamento do Censo de todas as escolas da sua regional.

Mais informações: (62) 3201-3004


Via: Governo de Goiás


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG