Últimas Notícias


quinta-feira, 16 de abril de 2020

Uso de máscaras de proteção será obrigatório para servidores e visitantes da AGR



A partir do próximo dia 20, todos os servidores e visitantes da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), a exemplo do que ocorrerá nos demais órgãos públicos do Estado, serão obrigados a usar máscara de proteção como medida de segurança, prevenção e contenção do vírus da Covid-19. O acessório de prevenção deve ser usado durante todo o tempo que a pessoa estiver nas dependências dos prédios públicos e, inclusive, quando for às ruas.

Esta semana, o governador Ronaldo Caiado, durante live, informou que será obrigatório o uso da máscara e que esse item deve fazer parte da vestimenta das pessoas que vão às ruas. Adiantou ainda, que esta medida fará parte do
decreto que trata da quarentena, que deverá ser prorrogado para alguns setores enquanto para outros haverá flexibilização.

A AGR listou algumas dicas sobre o uso e descarte de máscaras e de outros itens de proteção, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Como fazer?


 Pegar um pedaço de tecido, fazer um molde com tamanho suficiente para cobrir a boca e o nariz.  É importante ter elásticos ou tiras, para amarrar acima das orelhas e  abaixo da nuca, de modo que fique ajustada ao rosto.  Faça a máscara usando dois tecidos, ou seja, dupla face. É recomendado que se faça pelo menos duas pregas no tecido.

Como colocar a máscara?

A máscara deve estar limpa antes do uso.  Deve cobrir o tempo todo o nariz e a boca.  Lavar bem as mãos com água e sabão antes e depois de manusear a máscara.  É indicado colocá-la no rosto ainda dentro de casa e não tocá-la
 enquanto estiver na rua.

Quais recomendações ao usar a máscara?

 Seu uso deve ser individual.  Evite tocar na máscara durante o uso, se tocar, higienize as mãos.  Utilizar corretamente e não mexer/manipular enquanto estiver usando.  Se precisar mexer ou ajustar fazê-lo pelos elásticos ou amarração.  Não usar por mais de duas horas, e trocá-la, caso esteja úmida.  Ao chegar em casa lave as mãos com água e sabão antes de retirar a  máscara.

Como devo retirar a máscara?

Antes de ser retirada, lave as mãos. É fundmental removê-la pelos elásticos/amarração e evitar tocar na frente da
 máscara (que poderá estar contaminada).  Após retirá-la, lave novamente as mãos. A máscara deve ser lavada o mais rapidamente possível em água e sabão. Guarde-a em sacola fechada, se não possa lavá-la imediatamente.

Como lavar as máscaras?


Após o uso ela deve ser deixada em molho na água sanitária por 20 minutos, e após esse tempo deverá ser em seguida, lavar com água e sabão. Lavar separadamente de outras roupas. O mais indicado é que o próprio usuário lave a peça. Após secagem, é recomendável passar com ferro quente e guardá-la em local limpo e seco.

Como deve ser feito o descarte de máscaras?


As pessoas que usarem máscaras descartáveis devem seguir as boas práticas de uso, remoção e descarte, assim como higienizar adequadamente as mãos antes e após a remoção. O descarte incorreto pode colocar em risco a vida de outras pessoas.

O descarte é feito com dois saquinhos plásticos - um dentro do outro. Ao retirar a máscara do rosto, segure-a apenas pelo elástico e lave as mãos antes e depois. Com a máscara lá dentro, é só amarrar bem e jogar no lixo do banheiro.


Já a máscara de pano precisa ser lavada, sempre depois de utilizada. Dá para usar água e sabão ou deixar de molho, por 20 minutos, numa solução de água com água sanitária. Depois, é só deixar secar.

Crédito da imagem: exame.abril.com.br


Imprensa AGR


Via: Governo de Goiás


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG