Últimas Notícias


quinta-feira, 7 de maio de 2020

Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto recebe prêmio nacional

Área de proteção foi homenageada pelos esforços de cuidar e monitorar animais



A Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto, no Nordeste goiano, foi homenageada pelo Centro de Informação em Saúde Silvestre (CISS), instituição ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelos esforços junto ao Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo).

Em premiação, o CISS escolheu a APA em Goiás como a 6ª mais importante na missão de cuidar e monitorar a saúde dos animais silvestres no Brasil - o primeiro lugar ficou com o Parque Nacional Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, a premiação consagra os esforços de Goiás na preservação do meio ambiente e, principalmente, do cerrado.

“A importância deste reconhecimento é enorme. Pouso Alto é a maior área em extensão a receber a premiação, o que mostra sucesso na administração e manejo de uma região complexa, rica e importante para o cerrado, uma região reconhecida pela Unesco como essencial para o planeta”, afirma.

Organizador do Prêmio 10+ Colaboradores em Destaque, o CISS é um espaço de construção contínua a serviço da consolidação do conhecimento, ações e políticas que, em conjunto, possam fortalecer a conservação da biodiversidade brasileira, a melhoria da saúde humana e de todas as espécies e boas práticas para o desenvolvimento sustentável.

Uma das missões do SISS-Geo, abastecido pelos parques e APAs de todo o Brasil, é justamente monitorar a incidência de doenças em animais silvestres, para evitar que cheguem aos ambientes urbanos. “Em tempos de pandemia de coronavírus, estudos e trabalhos como os realizados pela APA de Pouso Alto se mostram primordiais para a própria sobrevivência da humanidade em harmonia com o meio em que vivemos”, diz a secretária Andréa Vulcanis. “O conhecimento e a pesquisa são sempre o melhor caminho para avançar”, completa.

A APA de Pouso Alto fica na microrregião da Chapada dos Veadeiros, região nordeste de Goiás, ocupando aproximadamente 2,36% da área estadual (cerca de 872 mil hectares), abrangendo os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma, São João D'Aliança e Teresina de Goiás.

Comunicação Semad


Via: Governo de Goiás

fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG