Últimas Notícias


quarta-feira, 27 de maio de 2020

Caiado destaca esforço para equipar hospitais com UTIs

Em live para as emissoras da ABC, o governador informou que vai liberar leitos de UTI em Trindade



Em live transmitida nesta segunda-feira, dia 25, o governador Ronaldo Caiado anunciou que estará em Trindade, às 9 horas, desta terça-feira, dia 26, onde irá liberar leitos de UTI para o Hospital do município, destinados ao tratamento de pacientes da Covid-19 na Região Metropolitana de Goiânia. Informou que o Hospital de Campanha de Luziânia já está funcionando e já recebeu quatro pacientes de UTI (três de Valparaíso e um de Luziânia).

Disse ainda que agora busca equipar também o Hospital de Campanha (HCamp) de Águas Lindas de Goiás, também na Região do Entorno do DF. E chamou a atenção para a necessidade de uma unidade hospitalar aparelhada em Porangatu, no Norte do Estado, onde o eixo da BR-116 traz preocupação devido ao grande número de casos da doença registrado no Pará e no Tocantins.

Ele agradeceu ao deputado federal Zacharias Calil, que por meio de emenda parlamentar, destinou R$ 7,915 milhões a Goiás, que já estão no caixa da Secretaria da Saúde.

A live foi apresentada por Daniel de Paula e contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano Rocha Lima.

Confira alguns trechos:

Covid-19

Caiado informou a estatística da Covid-19 em Goiás relativa a esta segunda-feira quando os óbitos totalizaram 96. Ele lamentou o fato, mas disse que “infelizmente” eram casos mais graves da doença, e se solidarizou com os familiares.

Os casos confirmados somaram 2.512, com destaque para Goiânia (1.208), Aparecida de Goiânia (264), Anápolis (119), Luziânia (56), Novo Gama (34), Planaltina (22), Formosa (19) e Valparaíso (84). Mais uma vez chamou a atenção para as cidades do Entorno do Distrito Federal, região que exige atenção e cuidado.

Minaçu

O governador lembrou que hoje se comemora o Dia da Indústria, data em que foi realizado evento com a assinatura de protocolo de investimento em Goiás por parte de 24 empresas que vão se instalar em 19 cidades goianas.

Anunciou também que, no último dia 21, a mineradora Serra Verde teve emitida a licença para a supressão de vegetação na área onde irá se instalar em Minaçu para a extração de terras raras, minérios importantes na fabricação de equipamentos de alta tecnologia. Assim, após o fechamento da mina de amianto, essa nova atividade mineradora vai contribuir para a geração de empregos no município, comemorou Caiado.

Monitoramento

O titular da Sedi, Adriano Rocha Lima, disse que a Pasta utiliza uma série de ferramentas para monitorar o comportamento da população goiana diante das medidas de isolamento social para se evitar a propagação do novo coronavírus no Estado.

São analisados aplicativos de celular, a RedeMob do transporte coletivo, o fluxo de veículos nas estradas, as vendas registradas nos supermercados, o movimento nos parques, o consumo de energia elétrica em cada uma das categorias de clientes, entre outros.

Ele lamentou que o índice de contaminação da Covid-19 esteja crescendo com maior velocidade no Estado. Segundo o secretário, isso é preocupante, pois o sistema hospitalar corre o risco de não conseguir atender todos os pacientes acometidos da doença.

Festa de Trindade

Ronaldo Caiado explicou porque o mais prudente é não realizar a Festa de Trindade da forma tradicional este ano, conforme orientação dos epidemiologistas. E isso foi conversado com o padre Robson. “É o terceiro maior evento religioso do País, com 3,5 milhões de romeiros vindos de todos os Estados, 350 mil pessoas por dia”, citou.

Geralmente os romeiros participam da festa para pagar promessa, muitos passaram por cirurgia ou ficaram doentes e, portanto, são do grupo de risco da Covid-19. “Não podemos, de maneira nenhuma, sermos disseminadores do processo de contaminação da população”, ressaltou.

Campus Party Virtual

O secretário Adriano Rocha Lima aproveitou para anunciar que a segunda edição do Campus Party Goiás, que estava agendada para o mês de agosto, será realizada no início de julho, numa versão virtual. “Vai ser a primeira vez, o mundo inteiro conectado, os maiores especialistas de tecnologia. E Goiás vai ter espaço para desenvolver e interagir com o mundo inteiro virtualmente, fazendo hackathons, que são aquelas maratonas de desenvolvimento, resolvendo problemas públicos, sociais, e eventualmente do coronavírus”, afirmou.

A live pode ser vista na íntegra na página da TV Brasil Central no Facebook, em facebook.com/tvbrasilcentral/videos/274399910415084/.

ABC Digital


Via: Governo de Goiás


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG