Últimas Notícias


quinta-feira, 21 de maio de 2020

Governo de Goiás abre inscrições para mais de 7 mil vagas em educação profissional

Cursos são totalmente gratuitos e beneficiam, além de alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, comunidade em geral. Inscrições terminam no dia 10 de agosto



Imagine ter acesso a mais de 7 mil vagas de cursos de capacitação ou qualificação profissional, no sistema de Educação a Distância (EaD), sem ter que pagar nada por esse upgrade no currículo. Esse cenário, que já era uma realidade para a população goiana, proporcionada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), ganhou contornos ainda mais concretos durante esse período de isolamento social que todos vivem em razão da pandemia do coronavírus.

É que para minimizar os impactos no processo de aprendizagem, a Rede de Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (Itego) passou a oferecer os cursos presenciais no regime especial de aulas não presenciais. Ou seja, quando a quarentena passar, os trabalhadores goianos estarão muito mais aptos a encarar os desafios de uma rotina imposta por um novo contexto, que especialistas têm chamado de “novo normal”.

No total, são 7.056 vagas, distribuídas em 55 cursos, sendo 35 de capacitação e 20 de qualificação profissional. Enquanto esses últimos têm parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), já que incluem, além da comunidade geral, alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da rede pública, os 35 primeiros podem ser feitos por qualquer pessoa com idade acima de 16 anos e que tenha concluído o Ensino Fundamental.

“Toda a estrutura oferecida pela rede Itego possibilita não só uma conexão entre alunos e diversos setores da sociedade que precisam de mão de obra qualificada, mas também contribui para que a educação profissional chegue em localidades mais remotas; o conhecimento passa a ser disponibilizado no interior também”, observa o superintendente de Capacitação e Formação Tecnológica da Sedi, José Teodoro Coelho.

Gerente de Gestão da Rede de Itegos, Mychelly Ferreira Simões acrescenta que a oferta das capacitações e qualificações oportuniza, posteriormente aos participantes, uma melhor inserção no mercado de trabalho, com possibilidade de ganhos salariais mais altos. “Nesse período de quarentena, os cursos presenciais que estavam em andamento passaram para o regime especial de aulas não presenciais, para não prejudicarmos os alunos. Mesmo assim, vale lembrar que nossa EaD tem 20% de aula presencial para garantir a prática do aprendizado”, assinala.

Os interessados podem obter mais informações sobre a lista completa dos cursos e outros detalhes no site https://www.desenvolvimento.go.gov.br/, clicando no link Seleção de Alunos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site ead.go.gov.br até o dia 10 de agosto próximo.

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás


Via: Governo de Goiás


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG