Últimas Notícias


quinta-feira, 7 de maio de 2020

Turismo pode alavancar geração de empregos

É o que mostra Boletim Especial divulgado pelo Observatório do Turismo de Goiás. O documento alerta que os empresários terão que se adequar às novas exigências dos viajantes pós pandemia



O VIII Boletim Especial, divulgado pelo Observatório do Turismo, da Goiás Turismo, revela que, nos últimos cinco anos, um em cada quatro novos empregos no mundo foi criado pelo Turismo, tornando o setor o melhor parceiro para os governos gerarem empregos.

O texto traz dados do IBGE, mostrando que o Turismo em Goiás se destaca em relação aos índices nacionais. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, o volume das atividades turísticas em Goiás, na comparação entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2019 com ajuste sazonal, apresentou crescimento de 0,9%. No mesmo período, o Brasil apresentou uma queda de 0,3%. Na comparação sem ajuste sazonal, Goiás alcançou a segunda posição no ranking nacional com 15,2%, sendo o melhor resultado em três anos. O Brasil apresentou crescimento de 6,7%.

Apesar dos resultados favoráveis nos últimos períodos, as perspectivas atuais não são as melhores em função da crise global sem precedentes, que coloca 100% dos destinos turísticos mundiais com restrições de viagens devido à Covid-19. O Observatório do Turismo alerta que as empresas do setor precisam melhorar seus produtos, serviços e formas de divulgação, pois o consumidor, quando voltar a viajar, estará mais exigente quanto à higiene e segurança sanitária.

"Os gestores de empreendimentos turísticos vão precisar rever e aprimorar processos (aderir às campanhas como: “não cancele”, “adie a sua viagem” e aos protocolos e selos com foco em “sanitização, limpeza e higienização”) sem alterar muito o custo final para o consumidor, pois da mesma forma que a crise afetou o faturamento das empresas, atingiu a renda das famílias e o consumidor vai buscar uma melhor relação custo-benefício. O setor precisará se adaptar à nova realidade para continuar a atividade e quem vai se destacar é aquele que conseguir dar maior “sentido” à sua operação", completa o documento.

A íntegra dos boletins especiais, divulgados pelo Observatório do Turismo, estão disponíveis no site da Goiás Turismo (goiasturismo.go.gov.br), no link https://www.goiasturismo.go.gov.br/observat%C3%B3rio-de-turismo-de-goi%C3%A1s/pesquisa.html.



Via: Governo de Goiás


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG