Últimas Notícias


sexta-feira, 5 de junho de 2020

Boletim Agro em Dados destaca resistência da agropecuária

A atividade é a menos atingida diretamente pela crise instaurada pela pandemia.  Dados levantados na publicação mostram, inclusive, crescimento no PIB do setor


Goiás, por ser forte no setor agropecuário, tem sofrido menos que outros Estados os efeitos negativos da pandemia sobre a economia. É o que aponta a edição de junho do Boletim Agro em Dados, publicação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), órgão do Governo de Goiás.

A publicação destaca que, em abril, mesmo com os efeitos negativos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) foram geradas 690 novas vagas de emprego com carteira assinada no campo. Além disso, conforme aponta a publicação, em razão do Estado manter uma indústria alimentícia robusta, o Indicador de produção física da indústria para Goiás obteve recuo menor do que o registrado para a média brasileira.

Outro dado elencado é de que, enquanto a retração da demanda doméstica tem atingido mais fortemente as atividades voltadas ao mercado interno, o externo segue aquecido, com crescimento das exportações do agro, o que tem contribuído para os resultados positivos da balança comercial brasileira e goiana.

Segundo o secretário, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, para o crescimento do setor, o Governo de Goiás tem trabalhado para abertura de novos mercados e fomentado o crédito. "Em Goiás, o trabalho tem seguido com o objetivo de atingir o maior número de produtores, de fomentar a diversificação da produção e de fortalecer as cadeias produtivas", aponta.

No primeiro quadrimestre de 2020, foram aprovados recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), na linha Rural, a mais de 1.500 produtores, com um montante contratado superior a R$ 500 milhões. A Seapa analisou cartas com valores acima de R$ 500 mil. "Em Goiás, a tendência é que o setor agropecuário continue a crescer, refletindo os bons resultados de safra, o que ratifica a importância do agro para o enfrentamento do choque econômico atual", ressalta.

Confira o boletim na íntegra: https://www.agricultura.go.gov.br/files/Agro-em-Dados-2020/AGROEMDADOS-JUNHO.pdf

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).


Via: Governo de Goiás


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG