Últimas Notícias


segunda-feira, 8 de junho de 2020

Crer reduz em 86 mil litros por mês uso de água com novo sistema de limpeza

Rotina de limpeza também deixa de descartar produtos químicos e plásticos


Na data em que o planeta celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), uma unidade do Governo de Goiás, em Goiânia, comemora avanços significativos na gestão, cada vez mais, sustentável. Em maio passado, uma nova cartela de produtos de limpeza, implantada pela supervisão de Hotelaria (Suhot), garantiu economia de 40 litros de água em cada procedimento de limpeza realizado. Em um mês, chegou a economizar 86 mil litros.

A redução é reflexo do trabalho técnico e focado no uso responsável dos recursos naturais. Baseada em estudos e comprovação de efetividade e eficácia da nova técnica, a Suhot passou a substituir produtos químicos utilizados na limpeza dos leitos de internação por substâncias ecologicamente mais viáveis.

"Com a proposta de fortalecer as práticas de sustentabilidade na instituição, buscamos diálogo junto a empresa terceirizada responsável pelo serviço de Higienização do Crer. A partir daí chegamos a uma nova rotina de trabalho. Buscamos no mercado produtos com eficácia comprovada e que substituíram, sem prejuízo de qualidade e segurança, outros que faziam parte da nossa rotina de trabalho. Com a troca, deixamos de usar hipoclorito de sódio, álcool e sabão na nossa rotina, o que resultou em uma economia de água expressiva durante as limpezas", explica o biólogo e supervisor de Hotelaria do Crer, Daniel Paiva de Oliveira.

Descarte na natureza

Durante o mês de maio, quando os novos produtos começaram a ser utilizados, foram realizadas 2.166 limpezas terminais e concorrentes no hospital, o que gerou economia de aproximadamente 86 mil litros de água. O biólogo da instituição ressalta ainda a importância da substituição da cartela de produtos químicos utilizados no que diz respeito ao seu descarte na natureza.

"Só no mês de maio, deixamos de descartar na natureza 2.400 litros de hipoclorito, 720 litros de álcool e 400 litros de sabão. Além disso, diminuímos em 1.280 a quantidade de recipientes plásticos (resíduos) descartados. É um grande salto em inovação e consciência ambiental sem nunca perder de vista a excelência do serviço prestado ao nosso usuário." A nova cartela de produtos utilizada pela equipe de higienização do CRER é composta por peróxido de hidrogênio. 


Comunicação Agir


Via: Governo de Goiás


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG