Últimas Notícias


terça-feira, 9 de junho de 2020

Encontros de formação on-line capacitam professores para produção de videoaulas

Serão realizados seis encontros durante o mês de junho. As Lives Formativas serão realizadas às 10h30 e 15 horas


O Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc), inicia nesta terça-feira, dia 9, um Ciclo de Formações online direcionado aos professores da rede pública estadual.

A capacitação, que visa subsidiar o trabalho de mediação online com os alunos neste período de aulas não presenciais, inclui dicas importantes sobre a produção de materiais como videoaulas, textos, chamadas, interação e mediação.

O Ciclo de Formações inclui seis encontros virtuais durante o mês de junho. Os cursos serão ofertados por meio do aplicativo Zoom e cada um terá duração de 60 minutos. As lives serão realizadas nos períodos da manhã e tarde: às 10h30 e às 15 horas. Os conteúdos também serão disponibilizados pelas redes sociais da Seduc e do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação.

A primeira formação vai ao ar nesta terça-feira, dia 9, e terá como tema Recursos de Criação para Videoaulas. No dia 10, quarta-feira, o assunto abordado será Criando Videoaulas com o PowerPoint. A capacitação online prossegue nos dias 17 (Criando Videoaulas com o Windows Movie Maker), 23 (Criando Videoaulas com o Active Presenter) e 24 (Produzindo Videoaulas com o OBS).

Mediação do conhecimento

Durante os cursos, além de aprender a elaborar estratégias de uso pedagógico utilizando os recursos audiovisuais disponíveis de acordo com seus componentes curriculares, os professores também receberão orientações sobre como organizarem o trabalho docente no contexto das aulas não presenciais.

Os conteúdos das videoaulas incluem o uso de diferentes programas de computador, como o PowerPoint, Movie Maker, Loom, ActivePresenter, OBS, entre outros. Para participar, basta acessar o link  nos dias e horários das lives.

Para Rita de Cássia Ferreira, superintendente do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação da Seduc Goiás, as Lives Formativas atendem as demandas de formação registradas por meio das enquetes realizadas com os professores da rede estadual de ensino. “Assim, por meio da comunicação audiovisual, os professores poderão se apropriar dos conhecimentos didático-pedagógicos que permitirão a mediação do conhecimento e a interação com nossos estudantes”.

Rita de Cássia ressalta que o Ciclo de Formações tem como objetivo apresentar, aos educadores, recursos e canais de mediação online, sua funcionalidade e como podem ser trabalhados de forma a possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos neste período de aulas não presenciais.

Cronograma

Confira o cronograma das Lives Formativas do mês de junho:

Dia 9/6 – Recursos de Criação para Videoaulas

Dia 10/6 – Criando Videoaulas com o PowerPoint

Dia 16/6 – Criando Videoaulas com o Windows Movie Maker

Dia 17/6 – Criando Videoaulas com o Aplicativo LOOM

Dia 23/6 – Criando Videoaulas com o ActivePresenter

Dia 24/6 – Produzindo Videoaulas com o OBS


Via: Governo de Goiás


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG