Últimas Notícias


segunda-feira, 15 de junho de 2020

FGTS: Saiba como receber até R$ 2.900 de parcela adicional

Para aderir ao saque-aniversário, e ter acesso à quantia ainda em 2020, os interessados devem fazer a troca até o último dia do mês de aniversário.



Trabalhadores com contas vinculadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) têm mais uma modalidade à disposição para o saque do benefício. Trata-se do saque-aniversário, que permite retiradas todos os anos e no mês de aniversário do trabalhador.

Contudo, quem optar pela modalidade perde o direito ao saque integral do Fundo em caso de demissão sem justa causa. O que permanece igual é o acesso à multa de 40% sobre o valor depositado pelo empregador ao longo do tempo de duração do contrato.

Para aderir ao saque-aniversário, e ter acesso à quantia ainda em 2020, os interessados devem fazer a troca até o último dia do mês de aniversário. Nesse caso, nascidos em junho tem até o 30 para a mudança. Ações realizadas após esse período, garantem o saque anual apenas a partir de 2021.

Qual o valor do saque-aniversário?
De acordo com o governo, o cidadão poderá sacar uma parcela de 5% a 50% do que tem na conta do FGTS, mais parcela adicional, que pode chegar a R$ 2.900,00 (a depender do saldo).

Segundo a Caixa, o dinheiro ficará disponível por três meses a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador.

Como dito anteriormente, o valor varia de acordo com o saldo na conta do trabalhador. Confira os limites das faixas de pagamentos das parcelas:




Calendário saque-aniversário

O saque-aniversário segue um calendário de pagamentos que varia de acordo com o mês de nascimento. Confira abaixo:


  • Nascidos em janeiro e fevereiro – saques de abril a junho de 2020;
  • Nascidos em março e abril – saques de maio a julho de 2020;
  • Nascidos em maio e junho – saques de junho a agosto de 2020;
  • Nascidos em julho – saques de julho a setembro de 2020;
  • Nascidos em agostos – saques de agosto a outubro de 2020;
  • Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro de 2020;
  • Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro de 2020;
  • Nascidos em novembro – saques de novembro de 2020 a janeiro de 2021;
  • Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.


Como aderir ao saque-aniversário?

Quem optar pelo saque-aniversário deve fazer a solicitação pelo site da Caixa ou aplicativo do FGTS (disponível nas lojas virtuais Google Play e Apple Store). Em ambos os casos, é importante ler e concordar com os termos e condições antes de prosseguir.

Para aqueles com dúvida sobre aderir ou não à modalidade, a Caixa disponibiliza uma ferramenta de simulação de quanto o cidadão irá receber pela modalidade em 2020.


Via: Edital Concursos Brasil


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG