Em uma reunião com os líderes de partidos nesta segunda-feira, 8, o ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que o governo pretende incluir os beneficiários do auxílio emergencial em um novo Bolsa Família. De acordo com deputados, o programa seria chamado de “Renda Brasil” e também beneficiaria trabalhadores informais.
Essa nova iniciativa ainda está em processo de criação pelo governo, então valores de benefício e o custo do programa não foram descritos por Guedes. O objetivo dessa reformulação no Bolsa Família seria atender pessoas que não estão a extrema pobreza, mas que também não tem uma boa condição de vida.
Segundo os deputados, Guedes pontuou nenhum governo havia identificado e cadastrado essas pessoas em faixa de renda intermediária. Dessa forma, o novo benefício poderia complementar a renda e ainda ainda estimular esses trabalhadores a buscar melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Otimismo diante da crise econômica
O ministro também falou da crise econômica causada pela covid-19 de maneira otimista, conforme afirmaram os deputados. Para Guedes, o Brasil está superando a crise do desemprego melhor do que os Estados Unidos. Contudo, essa conclusão deve ser feita com base em uma análise “proporcional”.A reunião com Paulo Guedes foi marcada pelo líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO). O objetivo do encontro era orientar a nova “base do governo” e participaram os líderes dos partidos de centrão, como PP, PL, PSD e Republicanos. Representantes de partidos que se declaram independentes, como DEM, MDB e Podemos, e os ministro da Casa Civil e da Secretaria do Governo também participaram da reunião.
Durante duas horas, os ministros e deputados escutaram a fala de Guedes em defesa de projetos prioritários do governo. O ministro da Economia também discorreu sobre a retomada da economia e a necessidade de investimentos em infraestrutura, admitindo que a pandemia do coronavírus surpreendeu o governo. Além de falar, ele também ouviu as perguntas dos deputados sobre projetos em tramitação.
Via: Edital Concursos Brasil