Últimas Notícias


quinta-feira, 25 de junho de 2020

Governo passa a divulgar boletim semanal sobre queimadas em Goiás

O primeiro boletim, de 15 a 21 de junho, aponta que o Estado já está há 25 dias sem chuvas, o que contribuí para um aumento nos focos de incêndios



O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), inicia, nesta semana, a divulgação do Boletim sobre Queimadas como parte dos esforços planejados para o período de estiagem no Estado.

O relatório, produzido pela Sala de Situação de Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), será divulgado semanalmente no site e nas redes sociais da Semad.

Para a produção do boletim, o Cimehgo dividiu o Estado em seis regiões e apresentará os números de focos registrados e o comparativo com 2019, além do acumulado do ano e informações individualizadas dos municípios. Os dados do documento são obtidos por meio do satélite de referência aqua (M-T), cujos focos de calor detectados são utilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) como referência de dados oficiais.

Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, o boletim, além de uma prestação de serviço à sociedade, é uma forma de acompanhar a evolução dos focos de incêndio de forma minuciosa. “A partir do momento em que identificamos um aumento em determinada região, podemos entrar em contato com as secretarias municipais e tentar entender o que está acontecendo, além de inibir as atividades ilegais”, afirma. “Podemos dizer que a grande maioria das queimadas é fruto da ação humana, direta ou indireta”, explica.

25 dias sem chuvas

O primeiro boletim, que abrange o período de 15 a 21 de junho, aponta que Goiás já está há 25 dias sem chuvas, o que contribuí para um aumento nos focos de incêndios. Em relação ao mês de junho do ano passado, já temos um aumento de 16% em focos de queimadas comparado com as três primeiras semanas do mês de junho deste ano.

Para a secretária Andréa Vulcanis, a medida reforça a transparência nas ações da Semad e representa o caminho a ser seguido pela gestão ambiental de Goiás.

“O boletim é um complemento das ações já divulgadas para este ano, como o empenho de mais de R$ 3 milhões em planejamento e prevenção dos incêndios”, afirma Andréa Vulcanis.

Nove incêndios simulados foram realizados até agora em ação coordenada pelo Governo de Goiás que envolveu 186 pessoas e 64 viaturas, com utilização de maquinário e equipamentos como drones, sopradores e roçadeiras. “Tudo isso permite que a sociedade goiana participe da gestão ambiental”, destaca Andréa Vulcanis.

“O nosso norte deve ser sempre a ciência. É por meio dela que balizamos nossas ações e acreditamos ser o único caminho possível para a elaboração de uma política ambiental sustentável”, conclui a secretária.

Comunicação Semad


Via: Governo de Goiás


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG