Últimas Notícias


sexta-feira, 19 de junho de 2020

Iris aguarda votação de adiamento de eleições para decidir candidatura

Prefeito ainda mantém suspense sobre participação no pleito que deve ser realizado em novembro

Iris ainda mantém suspense sobre candidatura. (Foto: Paulo José)




Samuel straioto
Do Mais Goiás | Em: 19/06/2020 às 13:31:14


O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) ainda mantém suspense sobre a possibilidade de candidatura à reeleição no pleito deste ano na capital. Em entrevista ao Mais Goiás nesta sexta-feira (19), o gestor afirmou que prefere aguardar primeiro a votação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o adiamento das eleições municipais deste ano. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) disse que a PEC deve ser votada na próxima terça-feira (23).

Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno da eleição está, atualmente, previsto para 4 de outubro; e o segundo turno, para 25 de outubro. A possibilidade de adiamento das eleições é motivada pela pandemia do coronavírus, que já tem atrasado processos de verificação das urnas e vai afetar as convenções partidárias onde são decididos os candidatos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já autorizou a realização de convenções virtuais, para evitar aglomerações.

A tendência é de que as eleições sejam realizadas em novembro. A provável data do primeiro turno é dia 15 de novembro. O segundo turno, possivelmente, ocorreria no dia 29 de novembro.

O prefeito Iris Rezende argumentou que o momento que estamos vivendo ainda não dá direito de ninguém de tomar decisões ou se definir. Ele ressaltou que ainda é preciso aguardar uma definição da Justiça Eleitoral e se de fato haverá condições para realização do pleito, em meio a pandemia do novo coronavírus.

“O momento que estamos vivendo não dá direito a ninguém de tomar decisões ou se definir porque ninguém sabe se teremos condições de realizar eleições no decorrer deste ano. Seria possível hoje as pessoas se aproximarem uma das outras? Estaria a Justiça Eleitoral preparada para a eleição em todos os municípios brasileiros para vereadores e prefeitos? Estamos na expectativa, esperando que as autoridades responsáveis, Congresso Nacional, Presidência da República, estejam à altura do momento para tomar decisões importantes para o Brasil”, explicou.


Via: Mais Goiás


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG