Últimas Notícias


terça-feira, 9 de junho de 2020

Projeto Inter Cepis começa na terça

Projeto propõe aulas compartilhadas entre Centros de Ensino em Período Integral com temáticas voltadas aos ensinos Fundamental e Médio



A partir de terça-feira, dia 9, os Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) da rede pública estadual participam do projeto Inter Cepis, que promoverá aulas compartilhadas semanais para os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. O projeto, desenvolvido pela Superintendência de Educação Integral, Coordenações Regionais de Educação (CREs) e equipes gestoras, busca dar maior visibilidade aos trabalhos promovidos conjuntamente pelas unidades escolares.

“Essa é uma prática que já existe entre os Cepis de sempre trabalharem juntos, mesmo em cidades diferentes. A ideia foi ampliar e dar uma força maior ao trabalho que está sendo desenvolvido”, conta a superintendente de Educação Integral, Márcia Rocha. Segundo ela, a proposta surgiu durante uma das reuniões temáticas semanais e contou com a aprovação dos coordenadores regionais, gestores e professores.

Para a coordenadora regional de Morrinhos, Walkyria Helena, a adesão ao projeto foi uma unanimidade. Ao se depararem com a proposta da Superintendência de Ensino Integral, as Regionais de Morrinhos e de Iporá logo se propuseram a realizar a primeira aula compartilhada destinada ao Ensino Médio. “Eu e a Regiane, coordenadora de Iporá, conversamos e buscamos o apoio dos grupos gestores e dos tutores para o projeto. Estamos trabalhando em conjunto, tudo feito a várias mãos, porque é um processo novo para nós. O tema da aula foi escolhido por toda essa equipe”, destaca Walkyria.

Aula inaugural

Com o tema “Redação Nota 1000”, a primeira Inter Cepis será realizada pelas professoras Mylena Gonçalves, do Cepi Sylvio de Mello, e Simone Borges, do Cepi Osório Raimundo de Lima. Juntas, e com o apoio da equipe dos Centros de Ensino, elas têm a missão de produzir uma aula que atenda aos estudantes de todos Cepis de diferentes municípios.

“Esse processo de aula compartilhada é um desafio que nos traz grandes e novas aprendizagens, oportuniza a troca de experiências entre as unidades educacionais, permite interagir pedagogicamente com outros profissionais e usar, cada vez mais, as novas tecnologias a favor da aprendizagem e da interatividade com nossos alunos”, ressalta a professora Simone Borges.

De acordo com ela, todo o processo de preparação da aula, desde a escolha do tema até a execução, contou com o consenso da equipe e com o trabalho em conjunto. Márcia Rocha frisa que a escolha dos temas das aulas está relacionado às competências exigidas por cada etapa. Para o Ensino Médio, segundo ela, serão desenvolvidas aulas focadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que abordem temas relacionados à Redação e atualidades.

Para a professora Mylena Gonçalves, o foco nos conteúdos para o Enem será bastante proveitoso para os estudantes já que, ao fim do Ensino Médio, a maioria deles se submete à avaliação nacional. “Todos eles precisam ter o conhecimento mínimo sobre como é a redação focada para o Enem. Então, para essa aula, pensamos que o mais viável seria passar para os alunos qual é a estrutura exigida pelo exame e o que eles precisam inserir dentro da argumentação na redação que, neste caso, é o repertório sociocultural”, ressalta Mylena.

Ensino Fundamental

“Para o Ensino Fundamental serão focadas temáticas gerais dentro das competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e ligadas ao Documento Curricular para Goiás”, reforça a superintendente Márcia Rocha.

Dentre as competências gerais previstas pela BNCC estão o conhecimento; o pensamento científico, crítico e criativo; o repertório cultural; a comunicação; a cultura digital; o trabalho e o projeto de vida; a argumentação; o autoconhecimento e o autocuidado; a empatia e a cooperação; a responsabilidade e cidadania. A partir delas serão definidas, junto às equipes dos Cepis, as temáticas das aulas para o Ensino Fundamental.

As primeiras aulas compartilhadas Inter Cepis serão realizadas na terça-feira (09/06). Pela manhã, a partir das 9 horas, será ministrada a aula para o Ensino Médio por meio da ferramenta Microsoft Teams.

E, no período vespertino, será realizada a aula para os Cepis de Ensino Fundamental, organizada pelas equipes das CREs de São Miguel do Araguaia e Itapaci com o tema “Vírus: Doenças humanas virais e vacinação”.


Via: Governo de Goiás


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG