Últimas Notícias


terça-feira, 7 de julho de 2020

Apenas 40 municípios aderiram ao decreto estadual de quarentena 14×14, diz AGM

Outras cidades estão seguindo decreto próprio com flexibilização de algumas áreas; Alguns municípios não responderam à consulta

(Foto: Divulgação)




Leicilane Tomazini
Do Mais Goiás | Em: 07/07/2020 às 12:57:12


Levantamento feito pela Associação Goiana de Municípios (AGM) mostra que 40 prefeituras aderiram, na íntegra, ao decreto do governador Ronaldo Caiado (DEM) que recomendou o revezamento entre fechamento do comércio e abertura do comércio a cada duas semanas. Outros 14 municípios decidiram seguir as orientações parcialmente, de acordo com a realidade local.

Os municípios que aderiram ao decreto de forma integral, segundo a AGM, são: Nova Roma, Israelândia, Bonfinópolis, Nova Veneza, Ouro Verde, Brazabrantes, Campestre de Goiás, Uirapuru, Turvelândia, Campinaçu, Campo Alegre, Inaciolândia, Guapó, Montividiu do Norte, Abadia de Goiás, Formosa, Guaraíta, São Simão , Montividiu , Mossamêdes, Mara Rosa , Cristianópolis, Gameleira de Goiás, Professor Jamil , Jussara, Itaberaí, Jesupolis, Israelândia, Itaguaru, Ivolândia, Lagoa Santa, Joviânia, Goiás, Goiânia, Baliza, Itaja, Caldazinha, Aloândia, Água Fria e Água Limpa.

Já os municípios que estão seguindo decreto próprio com flexibilização de algumas áreas são: Goiatuba, Caiapônia, Goiandira, Hidrolina, Aparecida de Goiânia, Rialma, Caldas Novas, Porteirão, Iporá, Itapuranga, Itarumã, Jaraguá, Caturai e Itapirapuã.

Guapó, a 37 quilômetros da capital, foi uma das que optou por seguir o decreto do governador. De acordo com o prefeito, Colemar Cardoso, a decisão partiu do fato de o município não ter estrutura para atender uma alta demanda de pacientes com a Covid-19. Segundo o gestor, a princípio, não há previsão da criação de um decreto municipal. A cidade registrou, até o momento, 50 casos confirmados da doença e dois óbitos.

Um dos municípios que havia aderido ao decreto na íntegra foi São Luís de Montes Belos. No entanto, o prefeito, Major Eldecíro Silva, informou que revogou o sistema de quarentena intermitente, após manifestação da Câmara Municipal. Segundo o gestor, passou a valer, desde a última sexta-feira (3), um modelo de lockdown aos fins de semana, no qual todas as atividades são encerradas às sextas-feiras a partir das 18h, e só retornam às segundas.

Retomada das atividades

A cidade turística de Caldas Novas, que entrou na última lista, reabriu todos os hotéis e pousadas esta semana para receber turistas, após mais de três meses fechados. No próximo dia 10, devem ser retomadas as atividades de clubes e parques aquáticos que fiquem fora das estruturas de hospedagem.

O documento municipal libera ainda o funcionamento, durante a semana, de bares, restaurantes e academias, que devem ser fechados aos finais de semana. Os comerciantes também precisam observar que cada segmento tem um horário de fechamento diferente.


Via: Mais Goiás


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG