Últimas Notícias


quarta-feira, 15 de julho de 2020

Aulas presenciais em Goiânia podem voltar em agosto, diz prefeitura

Secretário municipal de Educação analisa estatísticas do coronavírus para definir quando aulas presenciais voltarão

Prefeitura estuda retorno das aulas presenciais. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)





Samuel straioto
Do Mais Goiás | Em: 15/07/2020 às 13:59:57


A prefeitura de Goiânia projeta o retorno das aulas presenciais para a segunda quinzena de agosto, ainda sem data definida. Tudo vai depender da evolução das estatísticas de casos de coronavírus. De acordo com o secretário da pasta, Marcelo Ferreira da Costa, se a curva de contaminação estiver mais estabilizada, pode haver um retorno gradativo das atividades presenciais em escolas e faculdades – a começar pelos funcionários e chegando, por último, aos alunos.

“Nós achamos que a partir do dia 30, se a curva já estiver estabilizada e vislumbrarmos uma queda do número de casos, podemos pensar numa volta gradativa. Primeiro com os servidores, com calma, garantindo a segurança de todo mundo, preparando o ambiente; e depois com as crianças. Isso talvez se dê depois da segunda quinzena de agosto se houver condições epidemiológicas”, diz secretário municipal de Educação, Marcelo Ferreira da Costa.

Na avaliação de Marcelo, a realidade das escolas é diferente da do comércio porque, no ensino, não é possível estabelecer um atendimento individualizado, como nas lojas e escritórios. O secretário afirma  que o protocolo de saúde na Educação precisa ser mais rígido.

“Não podemos falar em data. Dependemos da quantidade de casos que nós temos na cidade e o comportamento da curva epidemiológica, para o comércio é uma realidade diferente e pode atender um usuário de cada vez, mas na escola, por mais que façamos uma volta escalonada e é isso que está se descortinando, não é possível atender as crianças de forma individualizada. O protocolo para a escola é um pouco mais rígido”, explica.

Marcelo diz que a secretaria estuda a forma como os alunos serão recebidos, como vai ser o fluxo nas instituições, o distanciamento entre as crianças e o recreio. Estão sendo reforçadas ainda questões para as escolas fazerem adaptações e aumentar a higienização.

Nesta quarta-feira (15), Marcelo \ e o prefeito Iris Rezende acompanharam o içamento de uma das cinco salas modulares que estão sendo instaladas no CMEI Alto da Glória. O espaço atende, atualmente, 94 crianças de 0 a 4 anos e 11 meses. O projeto de instalação de ambientes de rápida implantação (ARI) prevê mais cinco salas duplas, o que representa ampliação de até 125 vagas, além de: 1 sala para direção/coordenação; 1 cozinha; 2 banheiros infantis; 1 banheiro para adultos; 1 banheiros PCD; 5 marquises duplas; 3 marquises triplas.


Via: Mais Goiás


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG