Últimas Notícias


sexta-feira, 17 de julho de 2020

Crer retoma entrega de aparelhos auditivos a pacientes

Unidade do Governo de Goiás voltou à dispensação dos aparelhos, suspensa temporariamente, para remodelação do modelo de entrega aos tempos de pandemia



Comprometido com a assistência em saúde voltada à pessoa com deficiência, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade do Governo de Goiás, retomou, na terça-feira, dia 14, a dispensação de aparelhos auditivos aos usuários da instituição. A entrega, que compõe a gama de serviços ofertados pela instituição aos usuários que têm algum tipo de deficiência auditiva, beneficia mais de 260 pessoas todos os meses.

Em decorrência das orientações e determinações sanitárias estabelecidas pelo cenário de pandemia planetária, o serviço ficou temporariamente suspenso para uma remodelação do modelo de entrega dos aparelhos. O que antes era feito em consultório, agora é realizado na quadra poliesportiva do hospital. "(É) um local amplo e com livre circulação de ar”, explica a supervisora de Reabilitação Auditiva e Intelectual, Ana Cristina Quinta Barbosa

Ainda de acordo com ela, a equipe se mobilizou para planejar um modelo que atendesse a necessidade do usuário, ao mesmo tempo em que não comprometesse as medidas de biossegurança adotadas contra a disseminação da Covid-19. “Nossos profissionais estão devidamente paramentados, aferindo a temperatura dos usuários antes de qualquer tipo de atendimento e orientando os mesmos quanto ao distanciamento social no local. Ao chegar, o paciente é orientado por uma assistente social e depois encaminhado para o atendimento da equipe de fonoaudiologia", disse a supervisora.

Chamamento

As entregas seguem até quinta-feira, dia 16, das 8 às 10h30 e das 14 às 17 horas. Ao todo, 263 aparelhos serão entregues aos usuários durante esses dias. "Por conta da pandemia, os pacientes que estavam agendados para receber os aparelhos aguardavam pelo chamamento do hospital. Esses pacientes já passaram por todos os exames e fases de testes necessários para o processo. Agora, visto que o modelo de entrega deu certo, vamos planejar a entrega dos demais aparelhos que estão com a dispensação em aberto em decorrência da paralisação do serviço", avisou.

Com problema auditivo desde criança, Maria Lúcia Lopes da Silva foi uma das pacientes que receberam o aparelho auditivo durante a ação. "Fico até emocionada em poder receber esse aparelho auditivo. Só quem possui problemas para ouvir sabe a dificuldade que é não conseguir se comunicar nem com a própria filha. Receber esse aparelho significa ter minha vida de volta", disse.

Habilitado para o serviço de atenção à saúde auditiva desde dezembro de 2005, o Crer já dispensou, até o momento, mais de 41 mil aparelhos aos seus usuários.


Via: Governo de Goiás


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG