Últimas Notícias


quarta-feira, 15 de julho de 2020

Estado troca solução de firewall do Data Center Corporativo

Novos equipamentos são mais modernos e capazes de proteger melhor os dados dos usuários, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados

Foto: Google Imagens


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), substituiu a solução de firewall do Data Center Corporativo do Estado. A nova solução, baseada em hardware e software, tem como objetivo dar mais dinamismo, velocidade e segurança para os serviços de comunicação digital do Estado.

Todo o serviço contou com apoio e acompanhamento do corpo técnico das gerências da subsecretaria de Tecnologia da Informação da Sedi e unidade setoriais de TI dos órgãos da administração direta e indireta do Estado.

A implantação dessas novas tecnologias na TI do Estado, levada a efeito em junho passado, propõe-se a gerar maior segurança, disponibilidade e confiabilidade nos serviços prestados aos usuários e aos cidadãos. Além disso, a troca também resulta em maior agilidade para a utilização dos profissionais e técnicos que necessitam dessas ferramentas tecnológicas.

A superintendente de Sistemas e Inovação, da Sedi, Luiselena Luna Esmeraldo, avalia que os novos firewalls adquiridos e implantados pela STI são mais modernos e trazem recursos mais avançados. Ela reforça ainda que a mudança é mais uma ação do governo para atender à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que tem como objetivo proteger a privacidade e vazamento de informações dos usuários.

“Os novos firewalls ampliam a proteção para a rede corporativa contra ameaças conhecidas e desconhecidas dentro de aplicações, ficando muito mais fácil e seguro para a área de TI gerenciar o acesso dos usuários, ou seja, minimizam os riscos e isto mostra que a organização está preocupada em seguir a LGPD, evitando inclusive o recebimento de multas por perdas e dados”, diz a superintendente.

Serviços

O Data Center Corporativo do Estado de Goiás, mantido pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, hospeda atualmente cerca de 1,5 mil servidores virtuais, que são responsáveis por abrigar grande parte dos serviços de rede e sistemas disponibilizados aos usuários, sejam eles internos ou externos.

Serviços de pastas como as secretarias de Economia, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Saúde e Segurança Pública, além de órgãos como Detran, Ipasgo, GoiasPrev, dentre outros, só são possíveis graças a esses equipamentos.

Ele também é responsável pela sustentação de serviços como a plataforma Goiás Digital, Nota Fiscal Eletrônica e Consumidor (NFE e NFCe), Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Sistema de RH e Folha de Pagamento do Estado (RHnet), Sistema de Contabilidade do Estado (SCG) e Sistema de Operações Financeiras do Estado (Siofi), além do Sistema de Compras Governamentais do Estado (Comprasnet), da arrecadação, Portal Transparência, além de inúmeros outros serviços.

O gerente de Data Center e Redes da Sedi, Breyner Jackson Rezende Monteiro, ressalta que o Governo de Goiás, vem realizando significativos investimentos para expansão e modernização do Data Center Corporativo do Estado de Goiás.

Breyner explica que ele foi construído em infraestrutura modular outdoor, possuindo tecnologias de ponta que proporcionam alta disponibilidade, resiliência e confiabilidade aos serviços e sistemas hospedados para atender a diversas demandas de todos os órgãos do Estado de Goiás, prestando serviços de qualidade ao cidadão e a sociedade de Goiás.

“A nova solução de firewall, adquirida com suporte e manutenção para cinco anos, elevará o índice de disponibilidade da infraestrutura de segurança da informação do Data Center Corporativo do Estado de Goiás”, afirma ele, explicando que a nova estrutura é uma infraestrutura robusta que vai permitir o funcionamento dos serviços estaduais sem interrupções.

Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) - Governo de Goiás


Via: Governo de Goiás


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG