Últimas Notícias


quinta-feira, 9 de julho de 2020

SENADOR CANEDO: O tempo seco e as queimadas



[Meio Ambiente]

O tempo seco e as queimadas

Com o fim do período chuvoso, as ocorrências de incêndios  em lotes baldios e espaços abertos se tornam mais freqüentes, a vegetação tende a ficar mais seca, viabilizando as queimadas. De acordo com a Agência Municipal do Meio Ambiente – AMMA, o maior problema do município são os pequenos focos, como de forma despretensiosa, fazerem uma fogueira para queimar o lixo. Outro exemplo é o descarte de latas, cigarros, garrafas e outros objetos que retém calor, ao longo das rodovias. A nossa cidade tem histórico recorrente de queimadas todos os anos no Morro Santo Antônio e também na margem das rodovias estaduais.

Outra situação que ocorre constantemente, e que também contribui para o alastramento das queimadas, é a limpeza do pasto em que alguns fazendeiros costumam fazer, para renovação da pastagem colocam fogo e acabam perdendo o controle levando o incêndio para outras áreas, inclusive de preservação.

Entre os malefícios causados pelas queimadas temos o desenvolvimento de problemas respiratórios, que segundo especialistas, neste ano, é um agravante com inúmeros casos de contaminação por Coronavírus, onde pacientes  já  debilitados pelo Covid-19 podem terem danos maiores ao serem expostas  à fumaça.

Imagens de combate ao incêndio de 2019, cedidas pelo 14° Batalhão de Bombeiros Militar de Senador Canedo





Via: Prefeitura de Senador Canedo


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG