Últimas Notícias


quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Comerciante de agrotóxico deve seguir normas para atingir alto grau de conformidade




Os estabelecimentos que comercializam agrotóxicos são orientados pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), órgão do Governo de Goiás, para o cumprimento de normas legais e recomendações técnicas de modo a alcançar alto grau de conformidade na venda dos defensivos agrícolas. O esforço de todos os segmentos envolvidos no processo, atuando em conformidade com a legislação, é o
caminho para a produção de alimentos seguros, preservação do meio ambiente e redução de risco à saúde das pessoas.

Conforme o presidente da Agência, José Essado, a educação sanitária é a ferramenta mais eficiente para a conscientização de todos os agentes envolvidos no segmento dos agrotóxicos. Com foco nessa premissa, a Agrodefesa se empenha no repasse de orientações técnicas e informações a comerciantes, produtores rurais, emissores de receitas agronômicas, aplicadores de agrotóxicos e demais envolvidos na questão, sempre visando o uso dos defensivos com alto grau de conformidade.

Pontos principais

Em relação aos estabelecimentos comerciais, as recomendações principais são a necessidade de cadastro na Agrodefesa, conforme legislação pertinente. Também precisam contar com Responsável Técnico
(RT) habilitado pelo respectivo Conselho Profissional, que deve ser cadastrado na Agência. Outro aspecto fundamental é que os estabelecimentos comerciais precisam possuir sistema informatizado de emissão de receitas agronômicas, conectado com o Sidago, via webservice.

Nas lojas, o Agroativo, ferramenta de educação sanitária, faz o checklist de pontos fundamentais como local de depósito de agrotóxicos, armazenamento de produtos estocados, existência de receita agronômica e emissão de Nota Fiscal, além de outros. A Gerência de Fiscalização Vegetal, por meio da Coordenação de Agrotóxicos, divulga roteiro que orienta como proceder para alcançar alto grau de conformidade na comercialização de agrotóxicos.

Assessoria de Comunicação da Agrodefesa - Governo de Goiás


Via: Governo de Goiás


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG