Últimas Notícias


quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Secult ensina conservar livros por meio de oficinas no Youtube



Diante da rotina de recolhimento doméstico imposta pela pandemia de Covid-19, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), inicia oficinas virtuais, ao público em geral, de conservação de acervos. As aulas são ministradas por profissionais do Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS-GO).

A iniciativa é parte do projeto Cultura em Casa da Pasta, que tem disponibilizado entretenimento cultural em diversas frentes por meio de suas redes sociais.

Os vídeos das aulas de conservação são postados quinzenalmente no canal da Secult Goiás no YouTube. A primeira oficina ensinou a higienizar coleções fotográficas e a segunda, no ar a partir desta segunda-feira, dia 03, traz orientações para limpeza e preservação de livros. Ambas demonstram a forma mecânica de conservação (sem uso de materiais químicos) adotada pelo MIS em seu próprio acervo. Quem ensina os métodos é a conservadora de acervos museológicos do MIS, Vitória Bandeira.

“Além de compartilhar conhecimento sobre a rotina museológica interna, a série de oficinas objetiva incentivar as pessoas a preservarem corretamente seus objetos particulares que, embora não sejam museológicos, são carregados de valor afetivo”, ressalta Keith Valéria Tito, gerente de Museus, Centros Culturais e Galerias da Secult Goiás.

Com o projeto, o MIS também conscientiza o público quanto aos bastidores das exposições, que se dá nas reservas técnicas. “A rotina de conservação é mais interna. Por exemplo, numa exposição fotográfica não é apenas colocar a fotografia na parede. Ela passa por todo um processo até chegar a essa parede e ser vista pelo público”, conta Keith Valéria.


O Museu

O acervo do MIS  é composto de coleções de discos, fitas cassete, fitas magnéticas de áudio e de vídeo, filmes, documentos fotográficos, textuais e bibliográficos.

Suas atribuições são reunir, preservar, produzir e divulgar os registros em áudio e vídeo das expressões históricas, artísticas e culturais do Estado de Goiás.

O Museu da Imagem e do Som foi criado em 3 de outubro de 1988 por meio do decreto-lei 3055.


Comunicação Setorial Secult - Governo de Goiás


Via: Governo de Goiás


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG