Últimas Notícias


segunda-feira, 29 de março de 2021

Goiânia busca talentos em processo seletivo inédito para gestão

O programa Talentos Gyn selecionará novos profissionais, de dentro e de fora da prefeitura, para ocuparem cargos estratégicos na gestão municipal




A prefeitura de Goiânia lança, na terça-feira (30/3), o projeto Talentos Gyn, pioneiro na gestão estratégica de pessoas no Município. Goiânia será a primeira capital a receber o programa, que já foi desenvolvido em estados como Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.


A iniciativa, liderada pelo prefeito Rogério Cruz e conduzida pelo Escritório de Prioridades Estratégicas (EPEG), em conjunto com a Secretaria de Administração, tem como primeira etapa um processo seletivo aberto para posições comissionadas. As inscrições estão abertas a partir desta terça, e poderão ser feitas pelo site da Prefeitura. A seleção ocorrerá em formato piloto no Escritório de Prioridades, podendo depois ser expandida.

{{ADS001}}

O Talentos Gyn é fruto de uma parceria com o Vamos - Transformar Lideranças no Setor Público e no Terceiro Setor, um grupo de atuação que reúne a a Fundação Lemann, Instituto Humanize e Republica.org. “Além de ser um passo importante na modernização do processo de gestão de pessoas no governo, não haverá custos para a Prefeitura de Goiânia”, enfatiza o prefeito Rogério da Cruz. O processo seletivo é o primeiro projeto de um programa maior de modernização de gestão de pessoas.


José Frederico Lyra Netto, Secretário do Escritório de Prioridades Estratégicas, destaca que o processo seletivo buscará talentos tanto fora, quanto dentro da prefeitura. "A primeira etapa será a realização do processo seletivo para cargos de comissão, tendo como projeto piloto 15 cargos chave no Escritório de Prioridades Estratégicas".


O titular da pasta lembra ainda que o projeto contará com o acompanhamento e a participação da Secretaria Municipal de Administração (Semad), realização da Vamos - Transformar Lideranças no Setor Público e no Terceiro Setor, e apoio metodológico da Vetor Brasil. “As organizações já desenvolveram programas similares em diversos governos estaduais e, a partir de agora, Goiânia será a primeira capital a receber o projeto”, pontua José Frederico.


A atração de profissionais de alta qualificação, transferência de conhecimento sobre novas práticas de gestão de pessoas para a Prefeitura de Goiânia, pioneirismo na forma de seleção e contratação de servidores, além do custo zero são algumas das vantagens do programa, que no futuro pode ser ampliado e desenvolvido em todas as pastas da gestão municipal. “Queremos ter em Goiânia as melhores práticas de gestão de pessoas que existem no mundo. Isso passa por seleção, formação e avaliação de desempenho. Os governos precisam investir em suas pessoas para que os serviços cheguem com qualidade no cidadão”, conclui o secretário da pasta.


O diretor de projetos da Fundação Lemann, Weber Sutti, ressalta a importância da administração pública investir em pessoas qualificadas para ocupar cargos de liderança. “A gestão pública não existe sem pessoas. E é muito importante atrairmos profissionais bem preparados para garantir cada vez mais qualidade e eficiência aos serviços prestados para a sociedade”, diz ele. “A Fundação Lemann, em parceria com Instituto Humanize e República.org, acredita em gente e na mobilização de lideranças preparadas para resolver os principais problemas do país”, completa Sutti, que representa a Vamos - Transformar Lideranças no Setor Público e no Terceiro Setor, parceria entre essas organizações, e responsável pela realização desta iniciativa.


Com aporte metodológico da Vetor Brasil, organização da sociedade civil com ampla experiência em atração, pré-seleção e desenvolvimento de profissionais para atuar no setor público, essa parceria com a Vamos e a Prefeitura de Goiânia é a possibilidade de potencializar a gestão pública goianiense por meio de diversidade e inclusão.


"No Vetor Brasil, acreditamos no conceito de burocracia representativa. Quanto mais diverso o quadro de profissionais no setor público, maiores são as chances de criar e adotar políticas públicas coerentes com os reais desafios brasileiros. Dessa forma, poder apoiar a Prefeitura em um processo seletivo aberto, isonômico e on-line, além de poder compartilhar metodologias eficazes para atração e seleção de profissionais no setor público é uma honra e também apresenta o vanguardismo deste governo - comenta Gabriela Torquato, Gerente de Relações Institucionais, Comunicação e Diversidade da Vetor Brasil.


Para saber mais informações e acompanhar as vagas disponíveis, acesse o site da prefeitura: www.goiania.go.gov.br/talentosgyn


Jéssica Torres, da editoria de Prioridades Estratégicas


Fonte: Prefeitura de Goiânia


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG