Últimas Notícias


sexta-feira, 2 de abril de 2021

Tamoios passa a oferecer serviço de pré-natal de alto risco - RJ


Atendimento é realizado no PAM de Santo Antônio e no Posto de Saúde de Unamar


Pela primeira vez as gestantes de Tamoios, no segundo distrito de Cabo Frio, passam a contar com o serviço de pré-natal de alto risco. O atendimento ambulatorial será oferecido no PAM de Santo Antônio e no Posto de Saúde de Unamar. Ao todo serão 40 agendamentos quinzenais intercalados entre as duas unidades básicas, e os encaminhamentos são feitos pelas Estratégia em Saúde da Família (ESF) de Tamoios.

{{ADS001}}

“A implantação do atendimento de alto risco em Tamoios reflete o compromisso do prefeito José Bonifácio e da Secretaria de Saúde em levar infraestrutura para o distrito. É uma conquista muito importante. As equipes continuam trabalhando para levar mais serviços para a população”, afirmou o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.


Atualmente, o distrito possui cerca de 400 gestantes que poderão se beneficiar do serviço, que oferece também ultrassom. Para o exame, são 25 vagas semanais tanto para o atendimento de pré-natal de alto risco quanto habitual. Com a implantação do serviço, as grávidas serão acompanhadas tanto pela unidade ESF de origem quanto pela unidade de referência de alto risco.


“Pela primeira vez as gestantes não precisam mais sair de Tamoios. Antes elas eram atendidas no Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC), no Braga. Estamos muito felizes porque é uma solução que vem sendo buscada há muito tempo para a população”, afirmou Luciana Magalhães, secretária-adjunta de Saúde em Tamoios.


Além do atendimento de alto risco, as ESF’s, o PAM de Santo Antônio e o Posto de Saúde de Unamar oferecem teste rápido para identificar sífilis, hepatite B e C, bem como HIV, tanto para gestantes quanto para seus parceiros, desde o começo do atendimento do pré-natal.


Em relação às gestantes, o PAM de Santo Antônio é polo de referência em infectologia de Tamoios para tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, além de oferecer triagem neonatal.


GRANDE JARDIM TAMBÉM FOI BENEFICIADO


Em fevereiro desde ano a Prefeitura de Cabo Frio também implantou, de forma inédita, o serviço de pré-natal de alto risco no Hospital Otime Cardoso dos Santos, beneficiando cerca de 314 gestantes do Jardim Esperança e bairros vizinhos que, antes, também precisavam se deslocar até o Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga. Com o novo serviço, a cada semana 50 agendamentos são realizados através dos encaminhamentos das Estratégias de Saúde da Família (ESF), da rede de Atenção Básica.


O acompanhamento das gestantes é realizado pela Unidade Básica de Saúde e pelas ESFs do Porto do Carro, Tangará, Caminho de Búzios, Boca do Mato, Vila do Ar e Peró. Além dessa assistência, o serviço oferece acompanhamento conjunto com obstetra, apoio de exames laboratoriais e de imagem, todos realizados no Hospital do Jardim.



fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG